quarta-feira, 27 de junho de 2007

Stand da AARO nas Festas do Marco de Canaveses

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses disponibilizou um stand para a Associação dos Amigos do Rio Ovelha poder estar presente nas Festas do Marco de Canaveses durante a Feira Social (de 29 de Junho a 05 de Julho).Para que a AARO possa garantir a presença de elementos da nossa associação nesse stand necessitaremos da colaboração de todos.Por isso apelamos aos sócios e/ou amigos que tenham disponibilidade para colaborar connosco ficando um ou outro dia num horário a combinar para que nos contactem para:geral@rioovelha.com ou ligarem para 931 109 418 ou 918 608 499.Com o vosso apoio conseguiremos garantir presença através de uma escala no nosso stand sem ninguem ficar sobrecarregado com falta de tempo disponivel. Lembro que sendo a AARO uma associação sem fins lucrativos vive exclusivamente da boa vontade e do voluntariado dos seus membros.

Contamos consigo!

Augusto Barbosa

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Limpeza do rio

No próximo dia 30 de Junho, das 9h às 12h30 (aproximadamente) vai-se realizar uma acção de limpeza no rio de Galinhas (ribeira de Juncal). O ponto de encontro é pelas 9 horas junto à sede do rancho folclórico de Quintã. No final da actividade realizar-se-á um convívio no qual a organização oferecerá uma sardinhada entre outros petiscos.

O objectivo desta limpeza é principalmente sensibilizar as populações locais para a importância em preservar e cuidar dos cursos de água doce (ribeiras e rios) pois eles são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Realçamos o facto de esta acção de sensibilização ser já a 5ª acção de limpeza que se realiza no concelho de Marco de Canaveses, o que demonstra o grande nível de civismo da população marcoense.

Desta vez, as entidades organizadoras são a Associação dos Amigos do Rio Ovelha (associação ambientalista), a Junta de Freguesia de Soalhães e as colectividades da freguesia de Soalhães, nas quais se contam o Grupo Desportivo de Soalhães, a Casa do Povo e o Rancho Folclórico de Quintã, entre outras associações. A Câmara Municipal de Marco de Canaveses apoiará esta iniciativa com o transporte para remover os resíduos e com algum material.

À semelhança das outras limpezas realizadas, esta incidirá principamente na remoção do lixo e resíduos que se encontrem nas margens e no leito do rio. A organização espera que uma vez mais a população marcoense, e não só, se junte a mais esta acção de sensibilização mostrando uma vez mais que à semelhança do que se passa no resto do mundo, também aqui no Marco de Canaveses as pessoas são responsáveis e preocupadas com a preservação da natureza e a defesa do meio ambiente.

Para qualquer informação contactar para geral@rioovelha.com ou com a Junta de Freguesia de Soalhães.

Contamos consigo!!

A organização
Augusto Barbosa

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Uma vez mais a AARO é notícia no JN

No Jornal de Noticias editado hoje sai como "Sugestão" a noticia da conferência que a AARO vai realizar no próximo dia 16 de Junho no auditório Municipal de Marco de Canaveses.

Augusto Barbosa

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Poluição do rio preocupa Verdes

As descargas poluentes no rio Ovelha, em Amarante, denunciadas por uma associação ambientalista, sediada no Marco de Canaveses, deram origem a um requerimento do Partido Ecologista Os Verdes, dirigido ao Ministério do Ambiente. A Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) acusou suiniculturas de ter, no passado dia 22 de Abril, efectuado a descarga poluidora que originou a degradação daquele rio, situado no Baixo Tâmega, e da qualidade de vida das populações que dele usufruem, designadamente amarantinos e marcoenses.

sábado, 9 de junho de 2007

Entrevista na TSF

Não percam, entrevista (na íntegra) na TSF, segunda-feira, às 16 h (dia 11/6).

Fiquemos à escuta...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

«Cobras de Portugal» expostas no Marco

A Associação dos Amigos do Rio Ovelha vai soltar no auditório municipal do Marco de Canaveses tudo o que há para dizer sobre as serpentes portuguesas já em 16 de Junho, sábado.

O autor deste guia de campo intitulado «Cobras de Portugal», Jorge Gomes, editor da revista «Parques e Vida Selvagem», do Parque Biológico de Gaia, começará às 15h00 uma apresentação sobre as dez espécies de ofídios do património natural português.
Se estiver presente ficará a saber por que umas são venenosas e outras não e poderá reter que a maior parte delas tem um papel insubstituível na natureza, inclusive no controlo de sobrepopulações de ratos.
Esta obra inicia com o prefácio da lavra do Prof. Dr. José Carlos Brito, biólogo do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, que diz assim: «A relação entre as serpentes e o Homem tem uma longa e fascinante história. Desde sempre que estes répteis, e particularmente as víboras, evocam receio e excitação. Em muitas sociedades, as serpentes são perseguidas desde há milhares de anos, pois têm uma má reputação, sendo consideradas como animais perigosos (venenosos) e repugnantes, e objecto de todo o tipo de falsas fábulas e lendas. (…) Inserido numa nova linha de publicações sobre o património natural, este livro surge como uma lufada de ar fresco. As fichas de identificação e os elementos sobre a biologia e a conservação das serpentes revelam-se úteis tanto para os amantes da natureza em geral como para pessoas que procurem informação mais especializada.
Ricamente ilustrado, este guia permite ao leitor ter um contacto privilegiado com a magnífica fauna de serpentes portuguesas. As aventuras relatadas em torno da fotografia de serpentes retratam, de forma descontraída, o prazer lúdico que a observação de serpentes pode proporcionar. Adicionalmente, a preocupação manifestada sobre os factores de ameaça que afectam as serpentes tornam este livro também muito importante para a conservação das serpentes. As “Cobras de Portugal” são um verdadeiro instrumento de educação ambiental para que no futuro os ditos populares sobre serpentes deixem somente de recair sobre atributos negativos e enalteçam as características benéficas ou mesmo divertidas destes animais. Assim, o autor e editores estão de parabéns pela realização do presente guia».
Por isso, se quiser assistir ao lançamento desta obra e conhecer melhor este sector da diversidade biológica explicada em miúdos para o cidadão comum, apareça.
Porque «elas, as serpentes, estão perto de si, no campo ou na cidade: pode é não as ver! Se não sabe o nome da maior parte das cobras que lhe assaltam a vista ao longo do ano, encontra neste guia um apoio útil para resolver essa lacuna. Por outro lado, se trata as serpentes por tu, neste livro tem a possibilidade de as rever, agora que cada vez mais cai o seu estatuto de filhas de um deus menor».

Não deixe de aparecer no auditório para assistir a esta palestra/audiovisual.
A entrada é livre e gratuita.

Para mais informações, poderá entrar em contacto com a organização para o seguinte número: 931 109 418.

Augusto Barbosa

terça-feira, 5 de junho de 2007

Norte: Natureza em rede

Arcos de Valdevez, Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor e Lamego são municípios que, uns mais atrasados que outros, pretendem, num futuro próximo, criar uma rede de parques biológicos no Norte do país. Na elaboração de todos os projectos está uma equipa do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, liderada pelo seu director, Nuno Oliveira. "Disponibilizá mos o know-how na concepção dos projectos", nos quais é dado especial relevo à preservação da fauna e flora características de cada região, explicou o director do parque de Gaia, que também ficará na rota dos outros espaços do Norte do país.

Augusto Barbosa