sábado, 26 de janeiro de 2008

Parabéns Américo Vieira

Américo Vieira ganhou o primeiro prémio num concurso de fotografia sobre a Natureza, promovido pelo El Cortes Inglês de Vila Nova de Gaia, com uma belíssima fotografia do Rio Ovelha, o nosso rio. Parabéns Américo Vieira.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Rota da castanha (notícia do JN)

A Universidade de Vila Real apresentou hoje em Lisboa, a Rota da Castanha em Trás-os-Montes, que propõe cinco percursos num total de 400 quilómetros, pelos soutos transmontanos que são responsáveis por 85 por cento da produção nacional de castanha.

O projecto, coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e dirigido pelo professor e investigador José Gomes Laranjo, do Departamento de Engenharia Biológica e Ambiental, foi apresentado publicamente na Bolsa de Turismo de Lisboa. A Rota da Castanha em Trás-os-Montes propõe, segundo disse o especialista à agência Lusa, cinco percursos geo-referenciados pelos locais mais belos da região nordestina. A castanha é um dos produtos mais importantes para a sustentabilidade da economia transmontana, rendendo anualmente cerca de 45 milhões de euros, salientou José Gomes Laranjo. Para além do aspecto económico, o investigador salientou ainda a importância cultural e paisagística da castanha e do castanheiro. A região de Trás-os-Montes e Alto Douro é responsável por 85 por cento da produção nacional de castanha que se estende por uma área total de cerca de 30 mil hectares. De acordo com o professor, a rota propõe aos visitantes uma visita pelos emblemáticos soutos da região, atravessando as aldeias e dando a conhecer o seu valor patrimonial, artístico, gastronómico e até literário. Os trajectos concebidos, num total de 400 quilómetros, são o Percurso Milenar (Vinhais, Parque de Montesinho, Bragança), Percurso Paisagista (Bragança, Calvelhe, Santa Comba Rossas, Gebelim, Sambade, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros), Percurso das Fagaceae (Bragança, Zoio, Podence, Macedo de Cavaleiros), Percurso da Judia (Chaves, Serapicos, Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Chaves) e Percurso Dourado da Padrela (Vila Pouca de Aguiar, Pedras Salgadas, Padrela, Carrazedo de Montenegro, Murça, Cortinha, Jales, Vila Pouca de Aguiar).
A informação sobre as rotas ficará disponível no sítio da Internet rotadacastanha.utad.pt e terá, segundo o responsável, uma actualização constante. A Estratégia da Floresta prevê o plantio, até 2030, de 60 mil hectares de castanheiros.

A AARO na RFM

Semanalmente a Rádio Marcoense (93,3 FM) emitirá uma rubrica de opinião que focará o ambiente e a cidadania.
A rubrica designa-se como "Ambiente e Cidadania" e, a convite da rádio marcoense, será da responsabilidade da AARO.

Não perca!!!

A rubrica passará três vezes por semana:

- 3ª feiras - entre as 7h00m e as 8h00m
- 5ª feiras - por volta das 9h30m
- Domingos - entre as 9h00m e as 10h00m.


Participe também nesta actividade, envie as suas opiniões/sugestões para geral@rioovelha.com

Augusto Barbosa

domingo, 13 de janeiro de 2008

Apresentação da Secção de Pedestrianismo da AARO

Amantes da montanha, da natureza, da vida ao ar livre e do simples prazer de andar a pé, são já inúmeros os praticantes da modalidade de Pedestrianismo e as associações espalhadas por todo o país, que proporcionam caminhadas para todos os gostos e para todas as idades, por entre os belíssimos vales e montanhas que nos rodeiam.
Por caminhos antigos, rurais e tradicionais, que merecem ser preservados, mas também, por trilhos urbanos, cansam-se as pernas, mas descansa-se a mente, e a ânsia de atingir um cume, de percorrer um traçado pitoresco, de tirar o máximo partido da beleza que nos rodeia e de descobrir e conhecer novos locais, é a verdadeira aventura para os pedestrianistas.
São vários os percursos possíveis e de várias índoles. Percursos interpretativos, culturais, recreativos e de lazer, tudo se pode conjugar numa simples caminhada, permitindo uma interacção com o meio através da observação da fauna, da flora, da história, da arquitectura, da geologia, da geomorfologia e da arqueologia dos locais percorridos.
Conjugar as componentes desportiva, cultural, histórica, ambiental e lúdica numa só actividade, bem como, despertar o gosto por esta modalidade e proporcionar a todos os que participam nas iniciativas da Associação Amigos do Rio Ovelha (AARO) momentos agradáveis de convívio e de contacto íntimo com a natureza, são alguns dos objectivos da secção de Pedestrianismo desta associação.
Com este intuito, e procurando realizar actividades regulares de Pedestrianismo, o calendário de 2008 já foi discutido, faltando apenas definir as datas precisas para a realização de cada uma das actividades. Contudo, já se podem avançar os locais onde serão realizadas. Serra da Freita, Serra da Peneda, Serra do Maroiço, S. João da Pesqueira e o Parque Natural do Lago de Sanabria, pertencente à Província de Zamora, serão alguns dos locais a percorrer pelos sócios e amigos da AARO durante este ano.
Já no próximo mês de Fevereiro irá realizar-se a primeira actividade deste ano desta secção. Em plena Serra da Peneda, os participantes poderão percorrer o “Trilho da Peneda”, assim se designa este percurso, durante cerca de 11 km em circuito fechado, passando pelos povoados Lugar da Peneda e Bouça dos Homens. Como ponto de partida e chegada, a referência será o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, localizado em Arcos de Valdevez na freguesia de Gavieira.
Brevemente será divulgado no site da AARO e aqui, assim como em outros sítios dedicados ao Pedestrianismo, o calendário definitivo das actividades da secção de Pedestrianismo para 2008.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Torres eólicas na Serra da Aboboreira e de Castelo de Matos

O Município de Baião admite realizar um referendo local para que a população do concelho decida se quer ver as serras da Aboboreira e Castelo de Matos preenchidas com aerogeradores eólicos.

Recentemente deu entrada na Câmara um pedido de parecer para instalação de 120 torres de produção de energia eólica, a repartir pelas serras da Aboboreira e de Castelo de Matos. A relação custos/benefícios do empreendimento para o concelho está a colocar o presidente da Autarquia entre a espada e a parede, ao ponto de José Luís Carneiro admitir avançar para um referendo.

http://jn.sapo.pt