segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

À descoberta de Montedeiras

No dia 21 de Fevereiro, a secção de pedestrianismo da AARO, vai partir à descoberta de Montedeiras.

Descrição do percurso

Com início junto ao Convento de Avessadas (Santuário do menino de Jesus de Praga), passamos pela Igreja paroquial de Avessadas, subindo até ao Santuário da Nossa Senhora do Castelinho.

De seguida, ao longo do ribeiro de Mouros podemos ver moinhos abandonados. Vamos também, passar pela escola de agricultura de Rosem, onde podemos ver uma diversidade de magníficos espécimes animais, as Gamas vão-nos deliciar com a sua beleza.

Depois iremos atingir o ponto mais alto de Rosém, já na descida passamos pelo Calvário, indo de encontro ao ponto de partida o Convento de Avessadas.

Aí, iremos ter uma visita guiada aos jardim do convento, local de retiro e sossego.

O Santuário da Nossa Senhora do Castelinho, local de peregrinação, de romaria e de fé, imortalizado pelo povo cada dia mais. Isolado no alto de Avessadas, o Castelinho é afinal lugar de diminuto povoamento e agreste paisagem. Diz-se que a designação de Castelinho tem a ver com a posição da ermida, numa larga esplanada, em declive, que mais de assemelha a um pequeno castelo.

A sua actual imagem é produto de uma reconstrução de 1877, com um extenso adro, repleto de árvores, é um local extraordinário delicioso, tanto mais que daqui se avista um variadíssimo e imponente cenário: a majestosa serra do Marão, lá ao longe, a da Aboboreira, o alto do Crasto, a vertente imensa deste e outros montes de Penafiel descendo calmamente sobre o Tâmega.

Todos os anos, em 8 de Setembro, o é visitado por milhares de pessoas, que procuram com a sua presença homenagear a Senhora da Natividade.

Foi muito advogada a ideia de tornar feriado o dia 8 de Setembro.

Em 1946 é consagrado o concelho a Nossa Senhora do Castelinho e em 8-9-1947 renovou-se com a devida solenidade, a consagração do concelho a Nossa Senhora, e, de então para cá, tal cerimónia repete-se anualmente. É no Castelinho que aparecem as primeiras melancias e por onde se conhece o estado do ano agrícola, consoante apareça ou não o primeiro vinho novo. É pelo Castelinho que terminam as merendas, diz o povo, para determinar a transição para o Outono.

Foi construído em 1960, o Convento de Avessadas é actualmente uma comunidade de oração e de serviço. Actualmente esta comunidade de carmelitas descalços cultivam a vida de oração em ambiente alegria e fraternidade, servindo o povo de Deus nas seguintes áreas pastorais:
- Acolhimento dos candidatos a carmelitas;
- Dinamização do Centro de Espiritualidade;
- Acolhimento na Casa de Oração;
- Acolhimento aos Peregrinos do Santuário do Menino Jesus de Praga;
- Reconciliação e acompanhamento espiritual.


Nome: À Descoberta de Montedeiras

Local: Avessadas

Tipo de percurso: Desportivo, histórico-cultural, ambiental e paisagístico.

Distância: 12 Kms em circuito

Duração: cerca de 3 a 4 horas

Grau de dificuldade: Médio

Taxa de Inscrição:

3 € sócios (AARO/Restauradores da Granja)

6 € não sócios

Até aos 16 anos é grátis

Contactos para inscrições/informações

E-mail: percursos@rioovelha.com ; pedestrianismo.rioovelha@gmail.com

Tel. 918 608 499/ 96 158 01 49