sábado, 4 de agosto de 2007

Os Ecoclubes Chegaram ao Marco de Canaveses

Foi recentemente criado um Ecoclube na nossa cidade que funcionará em parceria com a Associação dos Amigos do Rio Ovelha.


O que é um Ecoclube?

Os Ecoclubes são grupos de jovens com idades entre os 10 e os 25 anos, que nutram gosto pela Natureza e por ajudar os outros. Assim estes grupos desenvolvem actividades que visam a protecção e conservação do ambiente e também realizam a promoção da saúde das comunidades.


História dos Ecoclubes

O primeiro Ecoclube surgiu na Argentina, em 1992, a partir de um grupo de jovens que realizou campanhas de informação e sensibilização para a comunidade. Actualmente existem Ecoclubes na América Latina, Europa e África, em 28 países envolvendo 12 000 jovens. Este conjunto forma a Rede dos Ecoclubes (RIE), liderado por jovens. No nosso país já existem 10 Ecoclubes e de acordo com as expectativas o número será para evoluir, uma vez que os nossos jovens têm cada vez mais preocupações ambientais que visem um futuro sustentável.


Objectivos dos Ecoclubes

Os objectivos principais dos Ecoclubes são promover a participação dos jovens na melhoria de vida das suas comunidades e desenvolver nestes competências pessoais e de intervenção pessoal, assim serão desenvolvidas actividades que promovam a melhoria do ambiente, facilitem a socialização entre os jovens de diferentes partes do Mundo e do país e consequente partilha de ideias.
Salienta-se o facto destes grupos serem liderados pelos próprios jovens e por um facilitador, pessoa especializada na área de ambiente e/ou com gosto pelo mesmo, que funcionará como orientador das actividades propostas pelo grupo.


Como fazer parte do Ecoclube do Marco de Canaveses

O Ecoclube da nossa cidade convida todos os jovens com profundo desejo de mudar o mundo e vontade de fazer a diferença para se juntar a eles.
Poderão ser obtidas informações e realizadas inscrições através da Facilitadora do Ecoclube Cristina da Silva (967274024), pelo Facilitador do Ecoclube Joaquim Ribeiro (934343005) ou pela direcção da AARO, Augusto Barbosa (931109418).

Sem comentários: