sábado, 29 de setembro de 2007

RIO OVELHA: PERCURSO DE DESCOBERTA DA NATUREZA

Dia 13 de Outubro, passe um Sábado agradável e instrutivo: conheça melhor o rio Ovelha, que flui no sopé da serra da Aboboreira, próximo do Marco de Canaveses. O Parque Biológico de Gaia organiza, em parceria com a Associação dos Amigos do Rio Ovelha, este percurso que será guiado por Técnicos do Parque Biológico de Gaia. De manhã parte-se em autocarro do Parque Biológico rumo ao Marco de Canaveses e regressa-se, após um dia em cheio, ao fim da tarde.


Inscrições

Os interessados podem-se inscrever por telefone: 227878138 (GABINETE DE ATENDIMENTO) ou por e-mail: atendimento@0parquebiologico.pt


O rio Ovelha

Os amieiros debruçam-se sobre o rio Ovelha e cobrem-no ainda, neste fim de Verão, com ramos frondosos. Juntamente com os salgueiros representam as manchas arbóreas mais significativas no interesse de um rio saudável.
As lontras estão no topo da cadeia alimentar, dos nossos cursos de água ainda vivos, a seguir ao ser humano. Há outros mamíferos que também vivem num rio, como a toupeira-de-água, endémica da Península Ibérica, e o rato-de-água.
As aves mais avistadas são a lavandisca-limícola, a galinha-de-água e o mergulhão-anão. Tímido, esconde-se o frango-de-água, é mais fácil ouvi-lo. Ao passear atento, silencioso, poderá acabar por ver estas e outras espécies. Entre répteis, as cobras-de-água — nenhuma é venenosa — cumprem o seu papel no equilíbrio do rio, assim como o lagarto-de-água. Destaque para a rã-ibérica, entre anuros, e para tritões e salamandras de variadas espécies. Os insectos estão nas partes mais baixas da cadeia alimentar: libelinhas e escaravelhos-de-água, borboletas e aranhas, entre muitos outros. Todos com um papel importante, repartem desigualmente entre si os afectos humanos.

Sem comentários: