domingo, 13 de janeiro de 2008

Apresentação da Secção de Pedestrianismo da AARO

Amantes da montanha, da natureza, da vida ao ar livre e do simples prazer de andar a pé, são já inúmeros os praticantes da modalidade de Pedestrianismo e as associações espalhadas por todo o país, que proporcionam caminhadas para todos os gostos e para todas as idades, por entre os belíssimos vales e montanhas que nos rodeiam.
Por caminhos antigos, rurais e tradicionais, que merecem ser preservados, mas também, por trilhos urbanos, cansam-se as pernas, mas descansa-se a mente, e a ânsia de atingir um cume, de percorrer um traçado pitoresco, de tirar o máximo partido da beleza que nos rodeia e de descobrir e conhecer novos locais, é a verdadeira aventura para os pedestrianistas.
São vários os percursos possíveis e de várias índoles. Percursos interpretativos, culturais, recreativos e de lazer, tudo se pode conjugar numa simples caminhada, permitindo uma interacção com o meio através da observação da fauna, da flora, da história, da arquitectura, da geologia, da geomorfologia e da arqueologia dos locais percorridos.
Conjugar as componentes desportiva, cultural, histórica, ambiental e lúdica numa só actividade, bem como, despertar o gosto por esta modalidade e proporcionar a todos os que participam nas iniciativas da Associação Amigos do Rio Ovelha (AARO) momentos agradáveis de convívio e de contacto íntimo com a natureza, são alguns dos objectivos da secção de Pedestrianismo desta associação.
Com este intuito, e procurando realizar actividades regulares de Pedestrianismo, o calendário de 2008 já foi discutido, faltando apenas definir as datas precisas para a realização de cada uma das actividades. Contudo, já se podem avançar os locais onde serão realizadas. Serra da Freita, Serra da Peneda, Serra do Maroiço, S. João da Pesqueira e o Parque Natural do Lago de Sanabria, pertencente à Província de Zamora, serão alguns dos locais a percorrer pelos sócios e amigos da AARO durante este ano.
Já no próximo mês de Fevereiro irá realizar-se a primeira actividade deste ano desta secção. Em plena Serra da Peneda, os participantes poderão percorrer o “Trilho da Peneda”, assim se designa este percurso, durante cerca de 11 km em circuito fechado, passando pelos povoados Lugar da Peneda e Bouça dos Homens. Como ponto de partida e chegada, a referência será o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, localizado em Arcos de Valdevez na freguesia de Gavieira.
Brevemente será divulgado no site da AARO e aqui, assim como em outros sítios dedicados ao Pedestrianismo, o calendário definitivo das actividades da secção de Pedestrianismo para 2008.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá!
Parabéns pelo blog.
Também adoro o pedestrianismo e tudo o que se relacione com a natureza.
Um abraço